Branding Corporativo

Branding Corporativo

Divulgue sua marca!

Crie, Desenvolva e Monitore o Branding de Sua Empresa.

Todo mundo já ouviu falar que uma imagem fala mais que mil palavras.

A marca de uma empresa deve ser vista como um ativo, que possui valor monetário e predicados, que carregam valores conceituais.

A marca (ou brand) vai além de uma logotipo bem feita, aliás, este é um processo que vale um parêntese à parte. Na hora de criar a logo da empresa prese pela imagem ou texto que irá traduzir a sua proposta de valor e como você quer que sua empresa seja vista no mercado.

O que você quer passar? Solidez, modernidade, jovialidade, alegria, abstração, conservadorismo, elegância, …?

As micros e pequenas empresas, principalmente, encaram esta etapa com pouca importância, mas não se esqueça que a sua logo e o significado dela são as primeiras informações que o seu novo cliente irá ver antes de conhecer melhor sua empresa.

Saindo do aspecto visual, vale ressaltar a importância da monitoração da marca no mercado. Essa atividade, que é conhecida como branding, deve ser feita regularmente nos principais sites e redes sociais em busca de informações sobre o que está sendo falado da sua empresa.

Medidas como está ajudam a prever e a reagir de forma rápida a qualquer evento que possa atingir positiva ou negativamente a sua imagem e consequentemente tomar as ações necessárias, seja para promover o que está sendo publicado positivamente, seja para tomar uma ação para tratar o possível problema, antes que tome proporções maiores.

E o que fazer quando uma marca é nova no mercado? Neste caso é importante um planejamento personalizado para determinar como, quando e de que forma essa marca será introduzida no mercado.

Você deve estar se perguntando… como se inicia o processo para criação da minha marca (logotipo)?

Este processo se inicia com uma entrevista entre a agência e a empresa cliente, o briefing, onde serão levantados aspectos com relação a posicionamento da empresa, mercado, produto, identidade, público-alvo, para citar alguns.

Com base no base nestas informações a agência iniciará os esboços da logotipo que vão ao encontro das características levantadas no briefing e alguns modelos serão apresentados a empresa cliente para aprovação.

E por último, e não menos importante, uma vez a logotipo escolhida, recomendamos fortemente o seu registro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual). Este processo é longo e pode requerer uma empresa especializada para monitorar o andamento dele, mas é importante para proteger que somente você poderá utilizar a sua marca.

Para mais informações sobre este processo, acesse o site do INPI (http://www.inpi.gov.br/ ou https://marcas.inpi.gov.br/emarcas/).

Qualquer dúvida, entre em contato conosco, que ajudamos. 😉