Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico: planejar para conquistar!

Existem estudos que identificaram uma característica comum dos micros, pequenos e até médios empreendedores brasileiros… eles empreendem por intuição e quase sempre deixam de lado o planejamento do seu negócio.

Como se trata de um assunto de domínio dos profissionais de Administração de Empresas e Marketing, por exemplo, os empreendedores ou empresários brasileiros ignoram a importância da participação destes profissionais na hora de conceber e dar o ponta pé inicial na estruturação do seu empreendimento.

O Planejamento Estratégico trata da análise de uma organização sob diversos aspectos, onde se definirão direções a serem obtidas, a curto, médio e longo prazos, através de ações palpáveis dentro da empresa.

O Planejamento Estratégico determina os objetivos que se buscam alcançar e ações que permitirão chegar a esse alcance, respeitando sempre as condições (internas ou externas), e circunstâncias em que a empresa se encontra.

Em suma, o planejamento estratégico é importantíssimo para uma organização, tanto na sua concepção, quanto durante a sua fase de vida, pois permite projetar um futuro e programar-se para que o mesmo seja alcançado, identificando o que precisa ser feito e como deve ser feito para realizar essa meta.

Este planejamento ao ser formulado, irá analisar as variáveis controláveis (internas) da empresa e também as variáveis externas que dizem respeito aos ambientes competitivo, econômico, tecnológico, político e legal, sócio cultural, e cruzar com os recursos e objetivos da empresa.

Uma simples técnica deste planejamento, a Análise SWOT (sigla em inglês para Força, Fraqueza, Ameaças e Oportunidades), já confere informações bem interessantes para se ter uma ideia da amplitude e dos desafios que virão.

Entre em contato conosco e vamos, sem compromisso, conversar sobre o Planejamento Estratégico da sua empresa, esteja você iniciando ou já em operação.