Pesquisa de Mercado

Pesquisa de Mercado

O Que é e Quando Devo Implementar uma Pesquisa de Mercado?

A Pesquisa de Mercado possui um papel preponderante na estratégia de uma empresa em vários aspectos e momentos diferentes.

Trata-se de uma técnica do Marketing que tem como objetivos:

  • Identificar o Potencial de Mercado;
  • Levantar a Participação de Mercado – Market Share;
  • Realizar Análise de vendas;
  • Identificar as Tendências de Negócios e Diferenciais;
  • Pesquisar a Percepção do Consumidor quanto a imagem da marca e da empresa;

A Pesquisa de Mercado irá responder, após  análise dos dados coletados em campo, se o produto ou serviço da empresa está aderente a região e ao público-alvo pretendido, por exemplo.

Outra aplicabilidade importante se dá quando a empresa pretende lançar um novo produto /  serviço no mercado em que atua ou que se deseja entrar. Para tanto, faz-se necessário iniciar uma pesquisa para identificar a demanda potencial para aquele tipo de produto / serviço, identificando o público, os concorrentes, o potencial de crescimento e a precificação praticada.

Existem basicamente dois métodos de pesquisa de mercado: a pesquisa primária e a pesquisa secundária.

Na pesquisa primária os dados são coletados especificamente para seu negócio, e podem fornecer ideias e insights sobre as necessidades e percepções dos clientes, dentre várias outras informações. Você consegue essas informações através de entrevistas, questionários ou reuniões com grupos de potenciais clientes.

A pesquisa secundária é a utilização de dados que já foram coletados para outros objetivos e poderão ser úteis para resolver o seu problema. Estes dados estão quase sempre na internet, em sites do governo, de associações e especializados. Mas vale ressaltar a importância na origem dessas informações, pois estes dados serão utilizados para auxiliar tomadas de decisões.

Seja qual for a sua necessidade, é extremamente recomendável que você contrate profissionais habilitados para planejar e executar a pesquisa e a análise das informações levantadas.

Pesquisa de Mercado não é fazer um questionário! Entre em contato conosco e vamos planejar juntos.