Gestão de Pessoas em Processos de Fusão e Aquisição

Gestão de Pessoas em Processos de Fusão e Aquisição

Entenda como a sua empresa pode promover um processo de fusão e aquisição, sem perder a produtividade

Gestão dos impactos das fusões e aquisições nas pessoas que compõem as empresas que passam por este processo, minimizando os impactos nos aspectos operacionais e gerencias, que permeiam as atividades inerentes a esta mudança.

Este processo visa minimizar o impacto gerado na gestão de pessoas envolvidas na estratégia de integração, que forma o novo perfil da empresa.

Com mecanismo de gestão, é possível amenizar os impactos existentes no processo de adaptação ao se integrar duas culturas diferentes, respeitando as diferenças e sabendo aproveitar as qualidades existentes nas duas culturas.

Três fatores devem ser destacados em cada fase deste processo (antes, durante e depois da fusão) :

  1. Antes da fusão: Atentar para os aspectos culturais;
  2. Durante a fusão: Intensificar o processo de comunicação;
  3. Depois da fusão: Colocar a pessoa certa no lugar certo

A seguir podemos destacar alguns fatores que serão objetos deste serviço, que são ligados a gestão de pessoas, e que podem colaborar para o fracasso dos processos de fusão e aquisição:

Subestimar a dificuldade de fusão de duas culturas e o problema de transferência de habilidades;

  1. Desmotivação dos funcionários da empresa adquirida e a saída de pessoas chave da companhia adquirida;
  2. Falta de foco suficiente para o planejamento e integração pós-aquisição;
  3. Falta de clareza das responsabilidades, e conflitos pós-aquisição;
  4. Negligência com a manutenção dos negócios existentes da firma adquirida;
  5. Pesquisa insuficiente sobre a empresa adquirida